sexta-feira, 4 de novembro de 2016

As Peraltices jornalísticas de Glauber.





No livro "A Primavera do Dragão", Nelson Motta nos conta vários episódios da juventude do revolucionário cineasta baiano Glauber Rocha. Glauber  fabricava notícias ou  rixas e brigas entre os próprios amigos no jornal onde trabalhou. 

"Um obscuro escritor piauiense colocou Ubaldo (Ribeiro) e Glauber (Rocha) em lados opostos. Enquanto recebia crítica elogiosa de Ubaldo no Jornal da Bahia, o desconhecido Galileu Messias de Albuquerque era desancado por Glauber no Diário de Notícias. A discordância se tornou uma polêmica virulenta, com réplicas e tréplicas acaloradas, conforme o combinado, quando o próprio Galileu, que tinha sido inventado pelos dois, se manifestou em um longo artigo no Jornal da Bahia, em que mais confundiu do que esclareceu.

Nem poderia ser de outra maneira. Fora escrito a seis mãos por Ubaldo, Glauber e Maciel em noitada de inspiração, uísques e gargalhadas, com cada um escrevendo um trecho, sem saber o que o outro tinha escrito. Ninguém poderia mesmo entender o artigo de Galileu. Nem eles, que o haviam inventado..."

_______________________
Site do livro editora Objetiva

Postar um comentário