segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Frases que ficaram na história



O livro "A História do Brasil em 50 frases"(456 p) de Jaime Klintowitz, nos apresenta a tese de que a história é feita de fatos e também de frases. Deveras, muitas frases ditas por famosos ou não ficaram na histórica. Mas muitas dessas frases famosas foram inventadas ou lapidadas para cristalizar o significado de um acontecimento histórico. Por exemplo, a famosa frase "Independência ou morte" dita por Dom Pedro às margens do Ipiranga decretando a independência do Brasil de Portugal não foi assim tão heroica. Na verdade a frase foi "Pois verão quanto vale o rapazinho!". Era assim, com desdém, que ele era chamado pelos políticos portugueses que queriam reconduzir o Brasil à condição de colônia. As frases citadas são colocadas dentro do contexto histórico em que foi dita, nos apresentando assim a história do Brasil através de um diferente viéis. Vale a leitura. Ex de frases:

"Se algures na terra existe o paraíso terrestre, não pode ele estar longe daqui!" - Américo Vespúcio

"E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem" - Pero Vaz de Caminha

"O sertanejo é, antes de tudo, um forte" - Euclides da Cunha

"O melhor programa econômico de governo é não atrapalhar aqueles que produzem, investem, poupam, empregam, trabalham e consomem." Barão de Mauá.

E por aí vai. Todas as frases no livro trazem uma análise do seu contexto histórico.


___________________________________________
O livro novo na Saraiva está custando R$ 49,90.
Pra quem gosta de sebo, no site Estante Virtual é possível
encontrar um usado por R$ 17,00.

Postar um comentário